segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Elizabeth Woodville (rainha da Inglaterra)

Elizabeth Woodville (ou Wydeville) (cerca de 1437 [1] - 08 de junho de 1492) foi a rainha consorte de Eduardo IV , rei da Inglaterra, desde 1464 até sua morte em 1483. Elizabeth foi uma figura chave na série de guerras civis dinastia conhecida como a Guerra das Rosas . Seu primeiro marido, Sir John Grey de Groby foi morto na Segunda Batalha de St. Albans . Como a filha de Richard Woodville, 1 º Conde Rivers , ela foi o primeiro plebeu se casar com um soberano Inglês. Foi por isso que o ex-aliado incondicional de Edward Richard Neville, Conde de Warwick, 16 , conhecido na história como "O Kingmaker" mudou sua fidelidade à Casa de Lancaster . Seus filhos incluídos Elizabeth de York , e os Príncipes na Torre . Ela pode ter servido como uma dama de honra a rainha consorte Margarida de Anjou Elizabeth nasceu por volta de 1437 [3] em Grafton Regis , Northamptonshire , a filha de Richard Woodville, 1 º Conde Rivers e sua mulher, a ex- Jacquetta do Luxemburgo , viúva de João de Lencastre, Duque de Bedford . Embora a grafia do nome de família por vezes tem sido modernizado para "Woodville", foi escrito "Wydeville" em publicações contemporâneas, Caxton e como "Widvile" sobre o túmulo da rainha Elizabeth na Capela de St. George's, Windsor Castle. Através de sua mãe, Elizabeth era um descendente distante do rei João da Inglaterra .

Ela pode ter sido uma dama de honra de Margarida de Anjou , rainha de Henrique VI em 1445, quando tinha cerca de oito anos de idade. A identificação de Elizabeth como "Isabel Grey", referida no registro em questão é incerta, no entanto, como AR Myers e George Smith cada observou, admitindo que a Elizabeth de oito anos de idade, foi então casada com John Grey, que havia várias mulheres com o nome de Isabel ou Elizabeth Grey, incluindo um Grey Elizabeth que é anotado como Margaret e servindo como sendo a viúva de um Grey Ralph. [2]Por volta de 1452, ela se casou com Sir John Grey de Groby , que foi morto em a Segunda Batalha de St. Albans , em 1461, lutando pela Lancastrian causa, que se tornaria uma fonte de ironia como Eduardo IV foi o Yorkist pretendente ao trono. Elizabeth tinha dois filhos do casamento, Thomas (mais tarde Marquês de Dorset ) e Richard .

Elizabeth foi chamado de "mais bela mulher da Ilha da Grã-Bretanha", com "olhos de pálpebras pesadas como as de um dragão", [4],sugerindo um critério inusitado talvez por que a beleza no final de Inglaterra medieval foi julgado., mas a prova disso é incerto. [2]

Nenhum comentário: