quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Vasco da Gama Uma Paixão.

No ano seguinte, após diversas discussões, o clube finalmente volta a integrar a divisão de elite do futebol carioca.

Em 1927, o Vasco inaugura o maior estádio do Brasil até então, o Estádio Vasco da Gama. Dois anos depois é inaugurada a sua iluminação, passando a ser o único clube do país com estádio em condições de sediar jogos à noite.

Na década de 1930 o Vasco se tornou o segundo clube brasileiro a ser convidado para uma excursão internacional. Em 1934, contando com craques como Leônidas da Silva, Domingos da Guia, Fausto e cia., o Gigante da Colina conquistou o Campeonato Carioca.

Após o título da Taça Luís Aranha, em 1940, o clube passou por um considerável período sem títulos, até a formação de um grande time: o "Expresso da Vitória". Em 1944, volta a conquistar títulos e inicia uma das fases mais vitoriosas de sua história.

Foram dois títulos cariocas invictos, em 1945 e 1947. Este último rendeu ao clube o convite para disputar o Campeonato Sul-Americano de Campeões, que reunia potências do futebol sul-americano como o River Plate de Di Stéfano. Título que o clube conquistaria de forma invicta.

Em 1949, o clube cruzmaltino ainda conquistaria mais um título carioca invicto, com uma goleada sobre o rival Flamengo em plena Gáveapor 5 a 2, após estar perdendo por 2 a 0.

Nenhum comentário: